SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Sika anuncia aumento de 19,5% em vendas no primeiro semestre do ano

29/07/2022

A Sika confirma um crescimento de dois dígitos em todas as regiões do mundo em que atua e num ambiente repleto de desafios devido à atual situação política e económica. As vendas registaram um aumento de 19,5% para 5.346,7 milhões de euros (5.250,3 CFH) o que corresponde a um crescimento de 18% na moeda local, o franco suíço CFH. A empresa destaca a sua força numa situação marcada pelo conflito militar na Europa, aumento dos preços da energia e das matérias-primas, alta inflação e paridade euro-franco suíço.

Thomas Hasler, CEO da empresa, afirmou que “as condições de mercado também se tornaram mais desafiadoras para nós. No entanto, conseguimos explorar plenamente os pontos fortes do nosso modelo organizacional e de negócios e gerar bons resultados. Graças à nossa ampla diversificação, atuamos em diversos mercados com diferentes níveis de maturidade. Além disso, as nossas tecnologias inovadoras, sustentáveis e de alta qualidade conseguiram compensar amplamente o aumento do preço das matérias-primas com preços mais altos dos produtos. Os gargalos de fornecimento foram resolvidos através da nossa organização global de compras. Os desafios atuais permanecerão no segundo semestre de 2022, mas estou confiante de que podemos cumprir as nossas metas para este ano.”

Imagen

O lucro operacional (EBIT) também aumentou acentuadamente no primeiro semestre de 2022, suportado por um lucro resultante da alienação do negócio europeu de tintas industriais e afetado negativamente pelas despesas relacionadas com a aquisição do Grupo MBCC.

O aumento do preço das matérias-primas foi compensado pelo aumento dos preços dos produtos, mas também pela alavancagem operacional derivada de ganhos de escala e maior eficiência de gestão. O EBIT aumentou para 857 milhões de euros (841,9 milhões de CFH) com um aumento de 22,7% em relação ao mesmo período de 2021.

A luta contra as mudanças climáticas e novos modelos de construção, como construção modular, digitalização e automação crescente estão a levar a uma mudança no mercado. Há uma procura crescente por soluções que sejam ambientalmente mais sustentáveis, reduzam as emissões de CO2 e usem os recursos naturais com moderação. Com o seu extenso portefólio de produtos, a Sika está numa posição ideal para oferecer aos seus clientes tecnologias que lhes permitam reduzir a sua pegada de carbono, ao mesmo tempo que melhoram a durabilidade dos edifícios e minimizam a utilização de recursos. Soluções inovadoras e de fácil aplicação também proporcionam eficiência de custos no processo de construção e reabilitação. Além disso, a Sika está a beneficiar de grandes programas de estímulo governamental em todo o mundo.

Atualização sobre a aquisição da MBCC

Em novembro de 2021, a Sika celebrou um acordo vinculativo para adquirir o Grupo MBCC (o antigo negócio de produtos químicos para construção da BASF). Com vendas de 2,95 mil milhões de euros, o Grupo MBCC é um fornecedor líder de produtos químicos e soluções para construção em todo o mundo. Esta aquisição complementará e expandirá o portfólio da Sika em quatro das cinco tecnologias principais e sete dos oito mercados-alvo da empresa, além de fortalecer ainda mais a sua presença geográfica. A transação criará um ativo significativo que apoiará uma maior sustentabilidade.

O mercado altamente fragmentado de produtos químicos e soluções para construção crescerá para cerca de 81,45 mil milhões de euros nos próximos anos e continuará a oferecer oportunidades de crescimento significativas, especialmente na área de sustentabilidade. A MBCC gera cerca de 53% das suas vendas no setor de sistemas construtivos e os 47% restantes no segmento de aditivos para betão. A aquisição está sujeita à aprovação das autoridades. A Sika está confiante de que receberá todas as autorizações necessárias em tempo útil e está a cooperar estreitamente com as autoridades para esse fim. O fecho da aquisição está previsto para o final de 2022.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    27/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial