Soluções de Elevação, Unipessoal, Lda. (Soluções Geda)
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

AICCOPN: mercado de obras públicas termina o primeiro semestre com variações homólogas negativas

25/07/2022

Segundo o Barómetro das Obras Públicas da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), no primeiro semestre de 2022 registaram-se variações homólogas negativas no mercado de obras públicas, dividindo-se em queda homóloga de 19% para concursos de obras públicas até junho, e na queda de 52% nos contratos celebrados de empreitadas de obras públicas (v.h.a).

foto

Concursos Promovidos

No primeiro semestre de 2022, o volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos atingiu os 1.775 milhões de euros, ou seja, menos 19% que o apurado no semestre homólogo de 2021 refletindo, em grande medida, o impacto da ausência do Orçamento de Estado para 2022 o qual só entrou em vigor no passado dia 28 de junho.

Contratos Celebrados

De igual modo, nos primeiros seis meses do ano, foram celebrados e registados no Portal Base contratos de empreitadas de obras públicas num total de apenas 1.045 milhões de euros, valor que é 51%(2) inferior ao apurado para o período homólogo de 2021.

foto

Barómetro Obras Públicas AICCOPN. 1) Valores acumulados no fim do período/ milhões de euros , com toda a informação disponível a 15/07/2022. 2) v.h.a: Variação homóloga atual - var.hom. /%) com toda a informação disponível a 15/07/2022  Fonte: Portal Base.

Por modalidades, verificou-se que os contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos totalizaram, no semestre, 799 milhões de euros, menos 51%(2) em termos homólogos. Por sua vez, os contratos celebrados nas modalidades de Ajustes Diretos e Consultas Prévias atingiram 194 milhões de euros, menos 40%(2) que o verificado no primeiro semestre do ano passado.

STET

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial