Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Evento que juntou no Porto mais de 200 pessoas no debate sobre a atualidade e perspetivas de futuro do setor ferroviário em Portugal

IP no Portugal Railway Summit 2022

24/05/2022

A Infraestruturas de Portugal (IP), que este ano assume a presidência da Associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa, o Cluster da Ferrovia, esteve presente no Portugal Railway Summit 2022, que decorreu nos dias 16 e 17 de maio no Terminal de Cruzeiros de Leixões.

foto
Portugal Railway Summit 2022, Porto de Leixões. Foto: Infraestruturas de Portugal.

Nos dois dias do evento, 43 oradores deram a conhecer relevantes matérias para o setor ferroviário, nomeadamente as políticas públicas em vigor, assim como os planos de investimento que as empresas públicas portuguesas têm em curso, tendo a IP, CP, Metropolitano de Lisboa e Metro do Porto oportunidade de os apresentar.

Foram ainda divulgadas oportunidades de negócio internacionais, debateu-se a inovação e os desafios tecnológicos do setor, e ainda a interligação que a ferrovia tem de ter, cada vez mais, com os outros modos de transporte, e com outros clusters da economia portuguesa.

foto

Abertura do evento por João Figueiredo, gestor da unidade de inovação da IP e atual presidente da associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa. Foto: Infraestruturas de Portugal.

A abertura do Portugal Railway Summit 2022 esteve a cargo de João Figueiredo, gestor da unidade de inovação da IP e atual presidente da associação da Plataforma Ferroviária Portuguesa, que na sua intervenção referiu o facto do país ir dispor de fundos comunitários que serão uma extraordinária oportunidade para Portugal reverter a atual situação em que o automóvel possui uma quota modal de 89% das deslocações nacionais e 86% do transporte das mercadorias acontecer por rodovia.

O vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, foi um dos oradores no painel sobre Investimentos Nacionais, onde a empresa tem tido papel fundamental nos últimos anos, decorrente do Programa Ferrovia 2020, e que terá também futuramente, na concretização do investimento a realizar através do Programa Nacional de Investimento - PNI2030. Carlos Fernandes referiu que o PNI2030 prevê um investimento cinco vezes superior ao da Ferrovia 2020, que permitirá ganhos de acessibilidade, decorrentes da alta velocidade, que se irão propagar a todo o território nacional.

foto

Vice-presidente da IP, Carlos Fernandes. Foto: Infraestruturas de Portugal.

Ao longo dos dois dias de encontro foram realizados seis painéis, tendo o primeiro dia sido dedicado ao tema “Investimentos Nacionais e Internacionais” e às “Inovações e Desafios Tecnológicos”. No dia 17 de maio a “Intermodalidade” e o “Fórum de Clusters” dominaram os trabalhos, tendo ainda decorrido as pitching sessions e interação B2B.

Estes fóruns constituem encontros privilegiados para a criação de oportunidades de negócio e parcerias estratégicas focadas nos tópicos definidos pelo European Rail Research Advisory Council e pela Agenda Estratégica de Investigação e Inovação Ferroviária, “RAIL 2030 – Research and Innovation priorities”: Digitalização, Automação, Nova Mobilidade Soluções, Mobilidade Mais Verde e Sustentável. Ferrovia, a espinha dorsal da Mobilidade 2030.

Este encontro assumiu particular importância para a discussão de prioridades, novas perspetivas de inovação ferroviária, para o desenvolvimento do setor e toda a sua cadeia de valor, focando os planos de investimento que se avizinham e os desafios ecológicos a enfrentar.

Portugal Railway Summit para 2023

No encerramento do Portugal Railway Summit 2022 foi anunciada a próxima edição, que irá acontecer no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, a 7 e 8 de março de 2023.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial