Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
Redução significativa de energia

O asfalto de baixa temperatura é o asfalto do futuro

26/04/2022

A produção de asfalto de baixa temperatura não é nova; na verdade, os testes do processo começaram já na década de 1990. No entanto, como o equilíbrio dos níveis de CO2, a conservação de recursos e a redução do consumo de energia tornaram-se o destaque das autoridades de construção de estradas, o asfalto de baixa temperatura está nas bocas do mundo.

As fábricas de mistura asfáltica da Benninghoven estão presentes em todo o mundo e comprovam que as altas exigências de qualidade da mistura, eficiência económica e estipulações atuais de proteção climática e sanitária podem ser conciliadas com excelência.

Seja com a tecnologia do módulo de espuma de betume ou com o sistema de aditivo sólido ou líquido...

Seja com a tecnologia do módulo de espuma de betume ou com o sistema de aditivo sólido ou líquido, graças ao 'Plug & Work' é possível adaptar qualquer fábrica de mistura de asfalto para produzir asfalto de baixa temperatura.

O que é asfalto de baixa temperatura?

O asfalto de baixa temperatura é uma mistura que necessita de uma temperatura de produção entre 110°C e 130°C. Em contraste, os asfaltos quentes são produzidos numa faixa de temperatura entre 140°C e 180°C; embora o mais comum seja uma temperatura de 160°C com betume quente como aglutinante. A vantagem: A produção e o processamento das misturas de baixa temperatura podem ser realizados quase como seria feito de maneira convencional.

Graças aos interfaces pré-montados...
Graças aos interfaces pré-montados, o módulo de espuma de betume pode ser perfeitamente conectado à caixa do misturador e aos funis de pesagem de betume.

Redução da viscosidade do betume

O betume só pode molhar e revestir bem os agregados no misturador a uma temperatura de aproximadamente 140°C; abaixo desta temperatura, permanece muito viscoso. Para reduzir a temperatura durante a produção do asfalto, é necessário reduzir temporariamente a viscosidade do betume; que é conseguido pela adição de água (espuma de betume) ou aditivos. Quando o betume quente é misturado com água, o betume produz espuma e o seu volume multiplica-se. Esta maior área de superfície permite uma melhor irrigação dos agregados no misturador. Como resultado, o agregado é bem revestido mesmo em temperatura reduzida.

Imagen
Exemplo de uma produção diária de 2.000 t de asfalto. («Deutscher Asphaltverband e. V.», guia de asfalto, asfalto de baixa temperatura)...
Exemplo de uma produção diária de 2.000 t de asfalto. («Deutscher Asphaltverband e. V.», guia de asfalto, asfalto de baixa temperatura).

Grande poupança de energia e CO₂

De acordo com a Associação Alemã de Asfalto, uma redução de temperatura de apenas 30°C economiza 0,9 litros de óleo combustível (ou combustível equivalente) por tonelada de asfalto acabado; Portanto, uma produção diária de 2.000 t de mistura representa uma economia de 1.800 l de óleo ou até três quartos do consumo anual de energia para aquecimento de uma residência. A redução nas emissões de CO2 é de 6.000 kg por dia.

REVISTAS

Exposalão - STONE & Vidrotec

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    10/02/2025

  • Newsletter EngeObras

    27/01/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial