Blumaq Peças para Máquinas Industriais Lda.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

O aluguer de máquinas está a crescer e a tornar-se 'mais verde'

22/04/2022
O setor do aluguer de máquinas e equipamentos para construção, renovação e remodelação, eventos, e inclusive casas particulares, está a ganhar terreno no mercado à medida que os utilizadores tomam consciência das vantagens que oferece, e não falamos apenas das financeiras. As associações e empresas de referência acreditam que o setor vai prosseguir o seu curso de crescimento e profissionalização nos próximos anos, tanto em termos de negócios como no que respeita ao compromisso com o ambiente.

Nos últimos anos, o setor tem vindo a profissionalizar-se progressivamente de forma a introduzir melhorias responsáveis tanto na sociedade como no ambiente. Desde a renovação da frota com equipamento elétrico e motores mais sustentáveis, à digitalização dos processos comerciais e técnicos, ao estabelecimento de padrões de qualidade ou à melhoria da conciliação na própria empresa de aluguer.

Mas, quais são as vantagens de alugar em vez de comprar, nos setores da construção e da indústria? Por exemplo, desta forma é possível economizar nos custos de manutenção ou no armazenamento, bem como ter acesso a modelos mais avançados. Além disso, este método oferece flexibilidade, dado que permite trabalhar com o equipamento mais adequado para cada necessidade e fornece uma resposta rápida a acontecimentos imprevistos.

A organização ASEAMAC (associação espanhola de aluguer de maquinaria e equipamentos) afirma que, ao contrário do processo de venda, que geralmente representa um processo único entre o vendedor e o comprador, a atividade de aluguer representa um fluxo de transações repetitivas em que o operador de aluguer oferece uma vasta gama de equipamentos e ferramentas de última geração, além de serviços e formação para os operadores; por outras palavras, um serviço abrangente onde o utilizador pode encontrar tudo o que precisa a partir de um único fornecedor.

Construção de estufas para a produção de mirtilo em Portugal, com o auxílio de equipamentos da LoxamHune
Construção de estufas para a produção de mirtilo em Portugal, com o auxílio de equipamentos da LoxamHune.

Um bom exemplo de uma empresa modelo no setor é a LoxamHune, líder no aluguer de máquinas e plataformas elevatórias em Espanha e Portugal, com uma frota de mais de 20.000 unidades. Faz parte do Grupo Loxam, a principal empresa europeia de aluguer e quarta a nível mundial em termos de volume de faturação, com uma presença em mais de 30 países.

Hugo Filipe Fonseca, o seu diretor em Portugal, explica: “Somos uma empresa que compreende a Península Ibérica na totalidade, ou seja, se não tivermos uma máquina em Portugal, podemos entregá-la ao cliente a partir de Espanha sem qualquer problema”.

Um dos aspetos que se destaca é a segurança e fiabilidade oferecidas pela sua frota de maquinaria: “O nosso equipamento é rigorosamente verificado e revisto conforme as instruções dos fabricantes, a fim de aumentar a produtividade e a segurança dos nossos clientes”, acrescenta.

Hugo Filipe Fonseca explica que a LoxamHune oferece soluções completas que vão além do aluguer com módulos pré-fabricados para diferentes utilizações, bem como grupos eletrogéneos e serviço integral de energia, serviço de manutenção técnica de equipamentos e venda de maquinaria em segunda mão. Trabalha para setores tão diversos como a construção, industrial, automóvel, eventos, energia eólica e o ambiente.

Hugo Filipe Fonseca, diretor da LoxamHune Portugal

Hugo Filipe Fonseca, diretor da LoxamHune Portugal.

Com um crescimento notável em Portugal nos últimos meses, a LoxamHune aposta agora na contratação de pessoal, gerando mais emprego no país e investindo em recursos humanos nas diferentes áreas, desde técnicos administrativos a comerciais.

Este compromisso com a sociedade reflete-se também na força da sua equipa de trabalho. A empresa tornou-se a primeira no seu setor a obter a Certificação Great Place to Work em Portugal 2022 como melhor lugar para trabalhar, atribuída pela consultora Great Place to Work.

Esta certificação reconhece que a LoxamHune possuí uma cultura de alta confiança, capaz de atrair e reter talentos, gerando orgulho da marca e motivação para que os seus profissionais evoluam.

Além disso, receberam recentemente a certificação PME Líder.

O selo PME Líder distingue o mérito das PMEs nacionais com desempenho superior, atribuído às empresas com as melhores qualificações e indicadores económicos e financeiros.

Isto significa que LoxamHune é uma força motriz para a economia em Portugal, potenciando a sua liderança e crescimento no País.

Delegação da LoxamHune em Lisboa
Delegação da LoxamHune em Lisboa.

O futuro: respeito pelo meio ambiente e digitalização

O investimento em maquinaria e renovar a frota para a tornar mais sustentável e com baixas emissões é uma prioridade crescente para as empresas do setor.

Estas vantagens ambientais são também sentidas pelos clientes das empresas de aluguer. Por exemplo, de acordo com a European Rental Association, este método ajuda a reduzir as emissões de carbono. Além disso, partilhar o equipamento e otimizar a sua utilização contribui a evitar entre 30% a 50% de CO2 ao longo do ciclo de vida das máquinas alugadas, dependendo da forma como o equipamento seja utilizado, reduzindo ao mesmo tempo, o impacto climático global.

Neste sentido, em 2021 a LoxamHune tornou-se a primeira empresa do seu setor na Península a medir a sua pega de carbono sendo inscrita no Registo do Ministério Espanhol para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico em Espanha. E, em 2022, recebeu outro selo que certifica que a empresa não só “calcula“ a sua pega de carbono, mas também ”compensa” as suas emissões através de projetos de absorção de CO2 e está a caminho de reduzir essas emissões.

Para além do compromisso com o ambiente, o grémio está agora irrevogavelmente apostando na digitalização e comércio eletrónico como formas de alcançar um maior número de clientes, para minimizar os tempos de espera e aumentar a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas.

“Todos os setores, não só o nosso, estão a fazer um enorme esforço para ultrapassar uma crise que se propaga a todos os níveis. Na nossa atividade, continuamos a facilitar a vida aos clientes, procurando as melhores soluções para o seu negócio ou casa, sempre focados na inovação. Sim, há vida para além da compra de produtos... e nós somos a prova disso, alugando-os sempre que alguém precisa deles”, conclui o diretor da LoxamHune Portugal.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    27/03/2024

  • Newsletter EngeObras

    13/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial