Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
FEIRA VIRTUAL

Controlo remoto e Pontes Rolantes Tandem (ficha de produto)

22/02/2022
Imagen

O manuseamento e a elevação de materiais de grandes dimensões e cargas pesadas podem precisar de elevação simultânea por duas ou mais pontes rolantes controladas ao mesmo tempo. Quando as pontes rolantes trabalham neste modo, diz-se que estão a operar no “modo tandem“. Normalmente, as pontes rolantes são controladas pelo mesmo controlo remoto para uma operação mais fácil e um controlo mais ergonómico, atuando, portanto, como um transmissor mestre.

A qualquer momento o operador pode escolher o carro e a ponte que desejada controlar, a partir do local mais apropriado, com um melhor campo de visão e distância de segurança.

Para um controlo seguro no modo tandem, a comunicação entre pontes rolantes é obrigatória dentro da União Europeia. Conseguimos esta comunicação através de equipamentos transceptores instalados em cada ponte rolante monitorizando todos os movimentos. Isto definitivamente aumenta o nível de segurança da aplicação devido à comunicação ininterrupta entre os receptores das pontes rolantes. Normalmente, quando um guincho ou carro atinge o primeiro interruptor de limite, a sua velocidade altera-se de rápida para lenta em sincronização com o resto e depois disso, se o último interruptor de limite for ativado, a aplicação irá parar imediatamente. Assim ambas as pontes rolantes devem ser sempre sincronizadas para que a carga seja levantada e os operadores não sofram nenhum acidente. Isto também pode ser aplicado para o caso de atingir o limite de carga no levantamento, impedindo de o fazer se um interruptor de limite de carga for ativado.

O sistema Tele Radio modelo Tiger-Lynx, para uso em pontes rolantes tandem, está em conformidade com a norma europeia EN15011:2011-05, que específica que para aplicações com função tandem estas devem estar intercomunicadas em todos os seus movimentos.

Empresas ou entidades relacionadas

Tele Radio, S.L.

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial