BO6 - EngeObras

19 ESTRADAS Pode ler-se no estudo que “a mistura a aplicar é constituída por: reciclado de betão – RB 30% proveniente da demolição do pavimento do IC2 (estrada em beneficiação) e o ABGE 70% proveniente do centro de exploração e britagem de calcário pertencente à empresa Bripealtos – Agregados e Construções, Lda.”. Uma via como o IC2 assume uma importância elevada para o ecossistema empresarial e de mobilidade da região até à A1. Para a IP, dono da obra, um projeto como este “representa a melhoria substancial em termos de circulação e segurança rodoviária num troço do IC2 caraterizado por ser um dos principais eixos rodoviários, não só de acessibilidade a áreas empresariais, mas também para os aglomerados populacionais e outro tipo de atividades comerciais que têm vindo a desenvolver-se ao longo dos anos, tendo como suporte o IC2”. PRINCIPAIS DESAFIOS: GARANTIR A DURABILIDADE E DESEMPENHO DO PAVIMENTO Por um lado, a IP admite que “o grande desafio foi preconizar uma solução de pavimentação com a durabilidade e desempenho similar às soluções convencionais”. Acrescentando que “o desafio de maior aproveitamento das estruturas de pavimentação existentes foi conseguido com o aproveitamento integral de duas das três camadas inicias (ABGE-agregado de granulometria extensa e AGEC – agregado britado de granulometria extensa com cimento e aplicação de 30% dos RCD provenientes das lajes de betão na camada de interface do pavimento”. Acrescentando ainda que “o desafio de garantir a mesma durabilidade do pavimento, mesmo removendo a camada de desgaste em laje de betão, foi conseguido através da alteração de um pavimento rígido em pavimento semirrígido de estrutura indireta, com aproveitamento integral de duas camadas, aplicação de uma interface com incorporação de RCD e, finalmente, aplicação de misturas betuminosas em espessura diferente das espessuras iniciais, uma vez que estas misturas para além de reabilitação funcional também têm de garantir uma reabilitação estrutural do pavimento. O desafio do desempenho do pavimento foi conseguido com a homogeneidade de estruturas de pavimentação, tanto as estruturas existentes que incorporam o pavimento como das novas camadas que foram executadas, e cujo a avaliação será feita no decorrer do empreendimento”. Por outro lado, o empreiteiro identifica com principal desafio na realização da obra a gestão do intenso tráfego que caracteriza este troço do IC2/EN1. TRABALHO CONJUNTO PARA MELHORES SOLUÇÕES Para a concretização do aproveitamento dos materiais resultantes da demolição das lajes de betão, foram envolvidas várias entidades que, tra- “A excelência conseguida nunca teria sido alcançada sem o empenho dos colaboradores, peças fundamentais no desenvolver da atividade e na construção dos valores que hoje vemos representados no Grupo JJR”, assegura José Manuel Freitas, administrador do grupo JJR

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