BO6 - EngeObras

17 ESTRADAS Uma empreitada desafiante e morosa, que tinha como finalidade última a beneficiação do trecho do IC2/EN1 entre o nó da Asseiceira, no concelho de Rio Maior e a zona urbana de Freires, no concelho de Alcobaça, com uma extensão total aproximada de 20.300 m. Esta empreitada tinha como particularidade a pré-existência de 14.000 lajes de betão, com uma volumetria total de 28.500 m3, que datavam da sua construção inicial, corria o ano de 1987. Desde a sua construção que as lajes em betão não tinham sido reparadas nem substituídas, estando sujeitas a um elevado volume diário de tráfego, sobretudo de veículos pesados, que potencializaram o avançado estado de degradação, tanto em parâmetros funcionais como estruturais, relevando um estado de regularidade classificado de mau e uma elevada área de fendilhamento, nomeadamente, de diversas tipologias de fendilhamento com severidade 3. Para além disso, observou-se instabilidade das lajes de betão, patologia observada mesmo nas lajes que não apresentam fendilhamento, o que condiciona a garantia de um bom comportamento mecânico das estruturas de pavimentação. Face ao exposto, a solução que apresentava melhor relação de beneficio-custo passava pela remoção da totalidade das lajes de betão, que constituía o pavimento e a implementação de uma estrutura homogénea em todo lanço do IC2. Com um valor expectável de 11.700.000,00€ e a cargo da empresa Construções JJR & Filhos SA (JJR), a empreitada está prevista terminar no final deste ano e irá beneficiar centenas de pessoas que diariamente se deslocam neste troço viário que proporciona ligação à A1. Em termos práticos a empreitada contemplou a remodelação de cinco interseções e a sua substituição por rotundas. Quanto à pavimentação executou-se, do km 65+200 ao km 77+215, a beneficiação do pavimento rígido da secção corrente envolvendo a demolição integral das lajes, execução de camada de 15 cm de espessura Esta empreitada promove a reciclagem de agregados resultantes da demolição, com o reaproveitamento de cerca de 30%, que foram britados e reintroduzidos na nova pavimentação. A EMPREITADA EM NÚMEROS • 25.000 m3 de movimentos de terras (escavações e aterros); • 120.000 toneladas de misturas betuminosas; • 70.000 toneladas de material britado de granulometria extensa; • 6.000 m3 de betões hidráulicos (maciços de pórticos e restante sinalização, valetas revestidas); • 21.000 m de guardas e saias metálicas; • 100.000 m de linhas de diversa espessura para marcação horizontal spray; • 3.500 m2 de marcação horizontal manual (marcas, símbolos e setas).

RkJQdWJsaXNoZXIy Njg1MjYx