BO5 - Engeobras

57 EXTRAÇÃO MINEIRA apresenta valores de crescimento bastante satisfatórios, com ligeiras flutuações de algumas das matérias- -primas e produtos, mas perfeitamente normais dentro daquilo que é a normal dinâmica de mercado”, reforça Célia Marques. Diz-nos ainda que, nos últimos dois anos “a pedra natural registou, sequencialmente, em 2021 e 2022, recordes das suas exportações. Em2022 os valores de exportação situaram-se bastante próximos dos 500 milhões de euros, com um crescimento de 13,01%, face a 2021. Sublinha-se ainda o facto do preço médio por tonelada de produto ter registado uma variação positiva de 20,59%, bem acima daquilo que poderia ser interpretado como apenas um efeito direto da inflação no crescimento dos preços. É um setor com mais de 1000 milhões de euros em volume de negócio anual, e com um valor acrescentado bruto de cerca de 350milhões de euros, empregando mais de 13.500 trabalhadores e com um papel fundamental na economia de regiões de baixa densidade populacional. Nos primeiros quatro meses de 2023, o setor continua a apresentar um crescimento bastante sustentado, com valores superiores a 5,5% em volume de negócio e com uma continuidade de crescimento do preço médio por tonelada de produto transacionado de 12,03%”. DESAFIOS DE UM SETOR EM CRESCIMENTO A Assimagra, em representação das empresas da extração de minérios e sendo profunda conhecedora do funcionamento destas empresas, considera que os principais desafios que o setor enfrenta se centram em seis pilares fundamentais. Célia Marques, vice-presidente executiva da associação assume que “o setor da pedra natural enfrenta uma série de desafios que certamente irão influenciar o seu futuro”. Identifica-os explicando a importância de cada um deles, começando na sustentabilidade ambiental e social, pelo desafio do aumento da competitividade global, não esquecendo a automação e digitalização da indústria, a escassez de mão-de-obra qualificada, as flutuações económicas e instabilidade política, e por último, mas não menos importante, as mudanças nas preferências de consumo. De forma mais detalhada, Célia Marques explicita o que significam estes desafios e em que medida estes impactam todo um setor: • Sustentabilidade ambiental e social: A crescente consciencialização sobre questões ambientais e a procura de práticas sustentáveis estão na ordem do dia de forma muito transversal e o nosso setor não é exceção. Existe neste momento, no setor, um foco na procura de soluções tecnológicas e alteração de processos, com o objetivo de aumentar a sua eficiência. Este foco tem origem não apenas pelo aumento da procura de produtos mais ambientalmente sustentáveis e responsáveis, mas tambémpor questões muito pragmáticas de gestão do próprio negócio, pois mais que a valorização dos produtos por si só, o setor procura ativamente ser mais eficiente em toda a sua cadeia de valor, aumentando margens e respondendo aos requisitos demercado e da sociedade (ambientais). Sobre esta matéria importa referir que o setor se encontra a desenvolver uma solução integrada para Declarações Ambientais de Produto (DAP), que Foto: Filstone.

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