Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Primeiro Epiroc SmartROC T40 com nova cabine chega à Noruega

20/02/2026

Chega à Noruega o primeiro Epiroc SmartROC T40 equipado com uma nova cabine, que proporciona muito mais conforto ao operador, que habitualmente opera em condições climatéricas extremas.

Este é o primeiro Epiroc SmartROC T40 da Noruega com a nova cabine. A cabine está equipada com novas funcionalidades...

Este é o primeiro Epiroc SmartROC T40 da Noruega com a nova cabine. A cabine está equipada com novas funcionalidades.

Oliver Sætnan-Vennatrø é o operador da máquina na primeira Epiroc SmartROC T40 da Noruega com a nova cabine. O dia a dia é completamente diferente do que era antes.

Esta poderosa perfuratriz, entregue à Tverås Maskin & Transport AS em Stjørdal, tem o nome 'Oliver' escrito na porta da cabine e é uma das primeiras do tipo no mundo. É, sem dúvida, a primeira na Noruega. Existem várias inovações técnicas na perfuratriz que abordaremos mais tarde, mas a maior mudança é a cabine completamente nova. "Chamar isto de atualização não faz justiça. Tudo é novo, exceto os apoios de braços e os consoles de alavanca”, diz Øyvind Fossen, vendedor da Epiroc Norge AS.

O clima interior é fundamental

“Gosto muito. Passei muito tempo a perfurar ao ar livre e é ótimo estar dentro de casa”, diz Sætnan-Vennatrø. 

"Bem, tenho estado muito ao ar livre, mas também já trabalhei em plataformas com cabine antes. Ainda assim, há uma enorme diferença entre esta perfuradora com a nova cabina e a antiga. O clima interior é completamente diferente. É simplesmente mais fresco respirar nesta cabina. O frio é uma coisa, mas o pó é ainda pior”, afirma o operador da máquina, que está atualmente a perfurar buracos com 17 metros de profundidade na pedreira de Langstein, em Stjørdal.

Imagen

A máquina possui um martelo de alta energia de 25 kW (SC25HE) que perfura diâmetros de furo de 64 a 127 mm, utiliza broca de aço T51 (também compatível com T45) e atinge uma profundidade máxima de perfuração de 37 metros. O sistema SmartROC controla a torre de perfuração e o martelo para otimizar a taxa de penetração, permitindo pressão máxima sem golpes em marcha lenta. Isto também ajuda a produzir furos o mais retos possível. Além disso, a perfuratriz está equipada com um compressor Atlas Copco que fornece 153 litros de ar de lavagem por segundo e um sistema de supressão de poeira 'Watermist' com fluxo de água ajustável a partir de 2%.

A cabine

O vendedor da Epiroc, Øyvind Fossen, faz uma breve descrição: "A cabine oferece mais espaço e janelas significativamente maiores em todas as direções. Ela possui um sistema de climatização completamente novo com um sistema de ar fresco de pressão positiva. Há um filtro HEPA que remove o pó de quartzo e um medidor de dióxido de carbono que garante a boa qualidade do ar. O assento é ventilado para que os operadores permaneçam confortáveis mesmo nos dias quentes de verão".

A perfuratriz também pode ser equipada com aquecimento na janela dianteira, nas janelas laterais e no teto. Estão disponíveis cortinas de proteção solar ajustáveis, e as janelas laterais e do teto podem ser escurecidas de fábrica. Os dutos de ar foram redirecionados para que o ar quente seja direcionado para as janelas em vez do piso, evitando que o pó se agite como antes. O piso também foi reconstruído com um tapete isolante de ruído que pode ser facilmente removido, sacudido ou lavado.

"A plataforma também pode ser equipada com uma lavadora de alta pressão integrada combinada com o sistema Watermist, que fornece água quente até 90 °C. Isso permite que tanto a plataforma quanto o tapete sejam limpos com água quente", explica Fossen.

A cabine também possui um espaço dedicado e uma estação de carregamento para o controlo remoto, bem como um carregador por indução para telemóveis. Outro detalhe inteligente é um suporte para copos extra, além dos dois suportes fixos; ele é montado lateralmente e assistido por gravidade, para que as bebidas não se entornem, mesmo que a plataforma esteja inclinada.

Imagen

Grade de proteção interna

"O vidro de segurança no para-brisa está disponível como opção, e a grade do teto foi movida da parte externa para a parte interna da cabine. Isso facilita muito a limpeza da janela do teto e garante uma visão clara até a torre", diz Fossen.

O gerente de operações Johan Stuberg acrescenta: "É emocionante ter uma novidade norueguesa na pedreira. Já utilizámos plataformas Epiroc anteriormente e estamos muito satisfeitos com elas. Precisávamos de atualizar a nossa frota e decidimos esperar mais um ou dois meses para obter a primeira plataforma com a nova cabine. É sempre divertido ser o primeiro". Stuberg observa que a empreiteira opera seis plataformas de perfuração, que vão desde torres de perfuração montadas em escavadoras até plataformas com rodas e plataformas com cabines, como a nova SmarROC T40.

O operador de máquinas Oliver Sætnan-Vennatrø (à esquerda) tem um dia de trabalho transformado com a nova máquina...
O operador de máquinas Oliver Sætnan-Vennatrø (à esquerda) tem um dia de trabalho transformado com a nova máquina, aqui retratado com o vendedor de máquinas Øyvind Fossen (ao centro) e o gerente de operações de detonação de rochas, Johan Stuberg (à direita), na Tverås Maskin & Transport AS.

REVISTAS

Xylem Water Solutions España, S.A.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    09/02/2026

  • Newsletter EngeObras

    26/01/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial