SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Regulamento de Produtos de Construção: Relator publica projeto de relatório

23/11/2022
No passado dia 15 de novembro, o eurodeputado Christian Doleschal (EPP/Alemanha), relator da Comissão do Mercado Interno e da Proteção do Consumidor (IMCO) do Parlamento Europeu, responsável pela adoção de uma posição comum sobre a proposta de revisão do Regulamento dos Produtos de Construção (RPC), publicou o seu projeto de relatório.
Imagen

De acordo com a análise preliminar da Federação Europeia da Indústria da Construção (FIEC) e do ponto de vista dos contratantes, o projeto de relatório é um passo na direção certa. Visa, por exemplo, reduzir a complexidade para os atores económicos em toda a cadeia de valor da construção, eliminando disposições que apresentam um risco real de “excesso de regulamentação”. Esclarece ainda que o RPC deve aplicar-se à venda de produtos de construção mas não a contratos de empreitada e prestação de serviços, excluindo do âmbito de aplicação a instalação direta de produtos, e clarifica ainda a relação do Regulamento com as normas nacionais de construção.

Além disso, visa simplificar o processo de normalização introduzindo determinadas medidas, como critérios vinculativos para a qualidade dos padrões. Por fim, visa criar segurança jurídica e de planeamento para o período de transição, introduzindo um período mais curto e estabelecendo um “Plano de Trabalho para a Transição”.

A Comissão da Indústria e Energia (ITRE) também publicou o draft do seu parecer a 18 de novembro (relator: MPE Pascal Arimont, EPP/Bélgica). Os projetos de relatórios serão discutidos nas próximas semanas no Parlamento Europeu e uma votação no Comité IMCO está marcada para março de 2023.

Fonte: FIEC

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    27/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial