SK520LC
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

A tecnologia que oferece valor e sustentabilidade na mina de tungsténio Mt Carbine

Tecnologia de classificação de minério XRT da Tomra Mining

28/09/2022

Os classificadores Tomra X-Ray Transmission (XRT) fornecem uma solução revolucionária para a mina Mt Carbine em Queensland, Austrália. Por um lado, proporcionam economias de custo notáveis, ao mesmo tempo em que alcançam tungsténio de alta pureza para a fábrica de processamento. Por outro lado, contribuem para uma economia circular, eliminando efetivamente os contaminantes do estéril, que é usado para produzir agregados verdes para venda – criando também um fluxo de receita adicional para o proprietário EQ Resources.

Soluções Tomra Mining para mineração
Soluções Tomra Mining para mineração.

A mina Mt Carbine, localizada a noroeste de Cairns, na região do extremo norte de Queensland, na Austrália, foi adquirida pela EQ Resources em 2019. A empresa entrou numa joint venture com o Cronimet Group para estabelecer a extração de tungsténio do grande depósito de resíduos e desperdícios da mina. Também está a planear operar a mina a céu aberto e subterrânea, das quais é proprietário total.

A EQ Resources Management tem um relacionamento de longa data com a Tomra, tendo usado os seus classificadores com sucesso em diversos projetos desde 2011. Com base nessa experiência, a empresa recorreu novamente à Tomra para a mina Mt Carbine. O trabalho de teste realizado no Centro de Testes da Tomra em Wedel, Alemanha, confirmou que a sua tecnologia XRT forneceria a solução para o projeto: “Estávamos confiantes de que funcionaria, mas enviámos uma pequena amostra para teste para ter a certeza”, diz Kevin MacNeill, CEO da mina Mt Carbine, EQ Resources. “A vantagem dos classificadores da Tomra em relação aos outros está na resolução da imagem: é capaz de resolver as inclusões mais finas de Tungsténio. Essa alta resolução dá-nos uma melhor recuperação e mais controlo sobre o processo de classificação.”

Altas taxas de recuperação com economia considerável

A Mt Carbine está atualmente a minerar 12 milhões de toneladas de stock histórico de baixa qualidade. O minério é britado e peneirado em 6 e 40mm. Dois classificadores Tomra XRT são usados para pré-concentrar a alimentação na faixa de tamanho de 6 a 40 mm antes do processamento na fábrica húmida. Aproximadamente 10% da massa de alimentação dos classificadores é ejetada como produto com alta recuperação de tungsténio bem acima dos 90%. Isso significa que apenas 10% da massa é processada na fábrica húmida, reduzindo drasticamente os custos operacionais, reduzindo o tamanho necessário da fábrica, além de economizar água e energia.

“Deixamos a tecnologia fazer o trabalho por nós e tirar todo o lixo e ficamos apenas com o tungsténio puro para enviar para a fábrica de processamento – e fazemos isso de maneira muito barata usando os classificadores”, explica Kevin MacNeill.

Imagen

“Uma das melhores coisas da Tomra XRT é a redução de custos para a operação. Custa aproximadamente $ 1,5 dólares australianos/ton para separar e depois custa 14 dólares australianos/ton para processamento húmido: como retiramos 90% da massa da fração classificável, só temos que processar 10% do concentrado de grau superior e natural - material de 6mm mantendo a recuperação, então o nosso custo benefício é óbvio. Não podíamos arcar com o reprocessamento desse depósito de resíduos se tivéssemos de triturar tudo até 6 mm e processá-lo através da fábrica húmida, seria um teor muito baixo e caro.”

A criar um fluxo de receita adicional numa economia circular

A EQ Resources também está a aproveitar os classificadores Tomra XRT para criar um fluxo de receita adicional a partir do material residual. “Normalmente, você trituraria os resíduos até 6 mm e os colocaria em JIG's, mas ao colocá-los nos classificadores da Tomra, conseguimos manter uma ampla gama de agregados nas frações de tamanho mais grosso. Os classificadores removem qualquer material que contenha sulfetos formadores de ácido e os resíduos de rocha que saem são incrivelmente limpos. Portanto, podemos usá-lo no fabrico de todos os tipos de produtos de pedreiras – desde bases de estradas até agregados de betão. É um exemplo perfeito de uma economia circular.”

“A venda desses agregados verdes adiciona uma parcela significativa ao nosso negócio – cerca de 5 milhões de dólares australianos por ano – e isso tudo por causa dos classificadores da Tomra. Na verdade, provavelmente pagamos por cada máquina com essa receita 5 vezes.”

A EQ Resources está a aproveitar os classificadores Tomra XRT para criar um fluxo de receita adicional a partir do material residual...
A EQ Resources está a aproveitar os classificadores Tomra XRT para criar um fluxo de receita adicional a partir do material residual.

Os classificadores Tomra XRT estão a oferecer benefícios ambientais e comerciais para a operação de Mt Carbine, para a satisfação de Kevin MacNeill: “por isso é uma vantagem real para nós tê-los, e estamos a pensar em comprar um terceiro num futuro próximo. Do ponto de vista ambiental, acho que os classificadores Tomra desempenharão um papel importante no futuro devido à sua capacidade de remover sulfetos. Se removermos o sulfeto antes do armazenamento, teremos o benefício de não criar e drenar ácido – e isso reduziria a pegada nos planos de fecho.”

Sobre a Tomra Mining

A Tomra Sorting Mining projeta e fabrica tecnologias de classificação baseadas em sensores para as indústrias globais de processamento mineral e mineração. Como líder mundial no mercado de classificação de minério com base em sensores, a Tomra é responsável pelo desenvolvimento e engenharia de tecnologia de ponta para resistir a ambientes severos de mineração. Mantém o seu foco rigoroso em qualidade e o pensamento voltado para o futuro com tecnologia adequada para mineração.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    24/04/2024

  • Newsletter EngeObras

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial