Blumaq Peças para Máquinas Industriais Lda.
Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro
Investimento num serviço de transporte de passageiros mais rápido, eficiente e ambientalmente sustentável.

Ferrovia: Início da empreitada de eletrificação do troço Tunes - Lagos, da linha do Algarve

27/06/2022

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai dar início à empreitada de eletrificação do troço da linha do Algarve com cerca de 45 quilómetros de extensão entre Tunes e Lagos. Numa cerimónia pública que se realizou no dia 24 de junho, na Estação Ferroviária de Lagos, foi assinado o auto de consignação da empreitada, ato que marca o arranque dos trabalhos.

Esta obra é desenvolvida no âmbito do programa de expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020 e envolve o investimento de 25,4 milhões de euros, comparticipado pela União Europeia no âmbito do COMPETE 2020.

Assinatura do auto de consignação da empreitada. Foto: Infraestruturas de Portugal

Assinatura do auto de consignação da empreitada. Foto: Infraestruturas de Portugal.

A IP está a promover a modernização da linha do Algarve, um empreendimento que engloba a eletrificação, a instalação dos mais modernos sistemas de sinalização e de telecomunicações ferroviárias, colocação de sistemas de informação ao público em todas as estações e a supressão de passagens de nível.

O projeto de eletrificação da linha do Algarve será executado em duas empreitadas. A primeira, correspondendo à eletrificação do troço entre Faro / Vila Real de Santo António, está já em desenvolvimento desde novembro de 2021. A segunda, que corresponde à eletrificação do troço entre Tunes / Lagos tem agora início no terreno.

A concretização dos investimentos na linha do Algarve irá assegurar grandes vantagens ao nível da qualidade do serviço de transporte ferroviário de passageiros em toda a região algarvia.

A eletrificação da linha do Algarve em toda a sua extensão permitirá a utilização de comboios de tração elétrica, mais modernos e ambientalmente sustentáveis, possibilitando a redução do tempo de percurso dos serviços regionais em 25 minutos na ligação entre Lagos a Vila Real de Santo António. Ao ser assegurada a operação integral da linha do Algarve com recurso a material circulante elétrico, permite também às populações algarvias dispor de acesso direto nos serviços de longo curso, sem necessidade de transbordo, ao principal eixo ferroviário nacional que liga o sul ao norte do país, e reduzir o respetivo tempo de percurso entre dez a 25 minutos.

A presente ação integra a candidatura submetida e aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Algarve - Eletrificação”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter EngeObras

    27/03/2024

  • Newsletter EngeObras

    13/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

engeobras.pt

Engeobras - Informação para a Indústria de Construção Civil, Obras Públicas e setor mineiro

Estatuto Editorial